21/08/25 |   Agricultura familiar  Segurança alimentar, nutrição e saúde

Embrapa destaca agricultura urbana e periurbana como ferramenta para desenvolvimento de municípios

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maurisrael Rocha

Maurisrael Rocha - Embrapa Meio-Norte incentiva cultivo de feijão-caupi em projetos de agricultura urbana e periurbana em Teresina.

Embrapa Meio-Norte incentiva cultivo de feijão-caupi em projetos de agricultura urbana e periurbana em Teresina.

Agricultura urbana e periurbana como ferramenta e apoio ao desenvolvimento municipal foi o tema da palestra ministrada pelo chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Anísio Lima Neto, para os participantes do Congresso das Cidades do Piauí, no último dia 20 de agosto. Ele apresentou os fundamentos e os benefícios dessa modalidade, além de exemplos de como a Embrapa pode contribuir com os municípios.

Esse tipo de agricultura produz de alimentos dentro ou nos arredores das cidades. Ela pode ser colocada em prática de várias formas: hortas comunitárias, jardins em telhados e fazendas verticais, por exemplo. Os benefícios para os municípios são diversos – desde o fortalecimento da segurança alimentar, ajudando a diminuir a dependência de alimentos de outras regiões e fornecendo produtos frescos e nutritivos à população local – até a redução das distâncias entre o produtor e o consumidor, proporcionando a diminuição dos custos de transporte e a emissão de gases poluentes.

Há também vantagens sociais – como a promoção da coesão comunitária e a inclusão social, ajudando a gerar emprego e renda para os agricultores – e contribuições para a biodiversidade e para a criação de espaços verdes, que auxiliam no controle da temperatura e no manejo da água da chuva.

“É um tema atual, emergente e considera o meio-ambiente e as pessoas. A experiência é possível para qualquer município, desde que haja organização. Todo município pode ser sustentável e é preciso incentivo do poder público”, acredita Lima Neto.

Ao longo da apresentação, os representantes dos municípios do Piauí e do vizinho estado do Maranhão conheceram exemplos de localidades onde as diferentes unidades da Embrapa atuam, como Manaus (com quintais produtivos), Brasília (agricultura periurbana para a produção de hortaliças), Natal (plantas medicinais e pequenos animais) e Osasco (economia solidária e hortas pedagógicas).

No Piauí, por meio do Projeto Dom Helder Câmara, a Embrapa atende 463 mulheres agricultoras. As hortas comunitárias de Teresina – que já receberam premiações – hoje aguardam recursos para serem revitalizadas. A Embrapa Meio-Norte tem realizado ainda ações com o incentivo ao plantio do feijão-caupi em comunidades no entorno de Teresina, além de um trabalho com os acolhidos da Fazenda da Paz.

Outras informações sobre a implementação da agricultura urbana e periurbana nos municípios podem ser acessadas no portal do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, clicando aqui.

Adriana Brandão (MTb 01067/CE)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: 86 3200 1300

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens