Plataforma de logística SITE-MLog agora tem painéis sobre disponibilidade de agrominerais silicáticos
Plataforma de logística SITE-MLog agora tem painéis sobre disponibilidade de agrominerais silicáticos
A plataforma de dados sobre logística agropecuária da Embrapa Territorial, o SITE-MLog, ganhou dois novos painéis de informações. O primeiro deles apresenta produtos derivados de agrominerais silicáticos registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O segundo dá acesso a estudos científicos sobre o tema. Ambos compõem a seção Logística de Nutrientes, que já continha um mapa sobre fontes regionais potenciais desse tipo de material.
Os agrominerais silicáticos são rochas que contêm mais de 50% de minerais com silício em sua composição, utilizadas como insumos agrícolas, para nutrição do solo. Os produtos derivados delas são popularmente conhecidos como pós de rocha. Por serem insumos comercializados em grandes volumes e peso, o custo do transporte é determinante para sua viabilidade de uso. Por isso, informações sobre o tema integram a plataforma de dados sobre logística da Embrapa Territorial.
Com uma agricultura pujante e, ao mesmo tempo, dependente da importação de fertilizantes, o Brasil tem se destacado na pesquisa sobre o uso de agrominerais silicáticos. O painel do SITE-MLog com estudos científicos sobre o tema apresenta um banco de dados com 219 artigos e resumos publicados entre 1983 e 2020. As pesquisas envolvem 31 tipos de rochas, 40 culturas, 49 tipos de solo e 67 grupos de pesquisa distribuídos por todas as regiões do País, com maior concentração no Sudeste e no Sul.
O usuário pode utilizar o painel para encontrar estudos por meio de filtros, como rocha estudada, tipo de solo, local do experimento e culturas avaliadas. Mapas interativos mostram o local dos ensaios, a origem dos agrominerais analisados e a localização dos grupos de pesquisa. As publicações podem ser acessadas por meio de links no painel.
Entre as culturas mais estudadas estão milho, soja e feijão, mas há também registros para hortaliças, frutíferas, forrageiras e outras espécies anuais e perenes. Quanto aos tipos de solo, destacam-se o Latossolo Vermelho Distroférrico e o Neossolo Quartzarênico, componentes de estudos que comparam diferentes texturas de solo.
Produtos registrados
O painel sobre produtos registrados reúne dados do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro), incluindo a razão social das empresas mineradoras, a classificação do material e o nome da matéria-prima. As informações também estão espacializadas no mapa. Assim, agricultores, por exemplo, podem buscar produtos, a partir da localização do fornecedor e do tipo de remineralizador de que precisa.
Esse era um produto que não estava inicialmente previsto. “Foi uma demanda que veio ao longo do processo, a partir do contato com atores da cadeia produtiva”, conta a pesquisadora Gisele Freitas Vilela, que ficou à frente do trabalho. Ela explica que a construção do painel exigiu consultas a parceiros, como as geólogas do Serviço Geológico do Brasil, para checagem, classificação e organização das informações. A ferramenta atende à necessidade de disponibilizar informações para encontrar fornecedores de agrominerais silicáticos de forma simples.
No trabalho para construção do banco de dados, a Embrapa Territorial contou com a parceria da Embrapa Cerrados, da Embrapa Clima Temperado e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Ele está detalhado no Comunicado Técnico “Banco de dados de estudos científicos sobre agrominerais silicáticos”.
Vilela adianta que a equipe está engajada, agora, na atualização do banco de dados e em uma meta-análise dos estudos sobre agrominerais silicáticos, a partir de parâmetros criteriosos. Os resultados estarão em um artigo científico, com previsão de publicação até o final deste ano.
Outros dados sobre logística
Além dos novos painéis, a seção de Logística de Nutrientes do SITE-MLog apresenta um mapa prospectivo de ocorrência potencial de agrominerais silicáticos no Brasil, detalhando os tipos de rochas presentes em diferentes regiões e sua classificação quanto ao potencial de uso. Exibe, também em mapas, uma estimativa de demanda por calcário, gesso e NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) para sete culturas agrícolas, em cada microrregião do País, além da oferta potencial desses nutrientes e de resíduos agropecuários de criações de frangos e suínos.
O SITE-MLog ainda contém seções com painéis de dados sobre produção agropecuária, armazenagem, beneficiamento e exportação. Estão disponíveis informações para as dez principais cadeias agroexportadoras: algodão, bovinos, café, cana-de-açúcar, galináceos, laranja, madeira para papel e celulose, milho, soja e suínos.
Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial
Contatos para a imprensa
territorial.imprensa@embrapa.br
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/