27/06/25 |   Melhoramento genético  Produção animal

Prova de Eficiência Alimentar: cinco animais foram classificados no Grupo de Elite da edição 2025

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fernando Goss

Fernando Goss - Touro vencedor da PEA, proveniente da fazenda Reconquista

Touro vencedor da PEA, proveniente da fazenda Reconquista

 

Resultados da avaliação realizada pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack e Embrapa Pecuária Sul foram divulgados nesta sexta (27), em Bagé (RS)

 

Cinco touros de quatro propriedades diferentes formaram o Grupo de Elite da Prova de Eficiência Alimentar (PEA) 2025. Os vencedores foram conhecidos nesta sexta-feira (27), durante evento realizado em Bagé (RS). A avaliação é uma parceria entre a Associação Brasileira de Angus e Ultrablack e a Embrapa Pecuária Sul, e completou a oitava edição com número recorde de participantes. Ao todo, 35 animais completaram o certame, vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Quesitos como ganho médio diário de peso e consumo médio de alimento, que geram as informações de consumo alimentar residual, ganho médio diário residual e consumo de matéria seca, são analisados durante todo o período de estudo para definição do ranqueamento final. Neste ano, o primeiro colocado foi o touro Reconquista TE3684 Iconic Zeloso, da Fazenda Reconquista, do proprietário e presidente da Associação, João Paulo Dornelles Cairoli, que também levou o 4ª lugar, com o touro Reconquista TE3680 Waterfall Zeloso. A segunda colocação ficou com o touro Ouro Preto 432 Raindance Bismarck, da Cabanha Ouro Preto, do criador Zelio Teixeira Dias. A terceira posição foi para o touro La Coxilha TE200 Growth Fund, Cabanha La Coxilha, de Guilherme de Oliveira Correa de Barros. Encerrando o grupo elite, no quinto lugar ficou o touro Santa Cecília Florida Mestre Bye 806, da Fazenda Santa Cecília, de Fernando Cardoso Gonçalves.

Fernando Cardoso, pesquisador e chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, responsável pelo acompanhamento do projeto, ressalta que a prova é a consolidação do trabalho feito nos últimos anos por todos os envolvidos, e mostra a representatividade da raça Angus para a pecuária nacional. “Tivemos animais vindos de todas as partes do Rio Grande do Sul e até de fora do estado. Isso demonstra a diversidade genética da raça, e nos leva a seguir a meta de construir uma população de referência robusta, que nos permita selecionar animais mais eficientes”, aponta. Para Cardoso, o engajamento dos produtores foi fundamental para o sucesso da edição. “Mais uma vez, vimos o compromisso dos criadores com o melhoramento genético, enviando o que têm de melhor nas suas fazendas, qualidade representada nesta prova”, avalia.

 

Associação destaca projeto com SENAR-SC

Desde março reunidos na sede da Embrapa, em Bagé, os touros contribuíram com o levantamento de dados que busca a redução do custo de produção das propriedades. De acordo com o diretor-executivo da Associação, Mateus Pivato, as avaliações permitem avanços como o menor consumo, a diminuição na produção de metano e na geração de dejetos, fatores obtidos por meio da seleção para o Consumo Alimentar Residual, umas das medidas de eficiência avaliadas durante o estudo.

Ele também ressalta a parceria entre Angus e Sistema Faesc/Senar, que destinará 15 mil doses de sêmen dos touros da prova para Santa Catarina. “Em 2025, tivemos um número bem expressivo de animais. E a nova etapa adicionada foi o projeto que fornecerá genética superior para eficiência alimentar de Santa Catarina, chegando para todos os pequenos e médios criadores do estado”, afirma.

De acordo com Pivato, a participação de cada proprietário que apostou, novamente, na PEA, merece ser celebrada. “Esperamos que os animais que saem da prova sejam valorizados. É necessário enaltecer, muito, todos os criadores que encaminham seus touros para a prova anualmente. Sem eles, não conseguiríamos ter um número tão grande de animais avaliados. É esse esforço que leva para frente a raça Angus, e impacta diretamente na seleção genética, na produção do campo, tornando a atividade pecuária cada vez mais sustentável, tanto no que tange à questão ambiental, quanto ao lado financeiro. Tudo para chegar à nossa grande missão, que é entregar carne de qualidade ao consumidor”, pontua.

 

Palavra do campeão

Presidente da Associação e grande incentivador da PEA, José Paulo Dornelles Cairoli participou da avaliação neste ano com três touros. Além do primeiro lugar, a Fazenda Reconquista, a qual representa, também levou para casa a quarta colocação. A evolução da raça e o apoio ao criador que o estudo representa são, para ele, os pontos altos de todo o processo.

“É um resultado altamente positivo. Aqui, buscamos animais que produzam o menor custo de ração, com uma redução de custo de produção. Se olharmos para o custo da propriedade, é muito representativo. Então, se nós conseguirmos avançar com o programa e aumentar o número de animais com essas características, tenho certeza que haverá uma redução sensível do custo da dieta dos animais. É a oportunidade de cada criador avaliar o seu rebanho, os animais que escolhe para participar do teste, e a Associação dá o suporte com essa visão para o futuro, e garantir as condições para que o produtor melhore a sua produção”, avalia.

 

Os números de cada touro 

 

1º lugar: Touro Reconquista TE3684 Iconic Zeloso - TAT TE3684 - HBB 264530

 

Ganho médio diário de peso (GMD): 2,235 kg/dia

Consumo médio de alimento: 25,981 kg/dia

Consumo Alimentar Residual (CAR): -1,356

Ganho Médio Diário Residual (GMDR): 0,585

 

Touro Pai: DB Iconic G95

Proprietário: José Paulo Dornelles Cairoli

Propriedade: Fazenda Reconquista

 

2º lugar: Touro Ouro Preto 432 Raindance Bismarck - TAT 432 - HBB 458834

 

Ganho médio diário de peso (GMD): 1,696 kg/dia

Consumo médio de alimento: 28,545 kg/dia

Consumo Alimentar Residual (CAR): -2,182

Ganho Médio Diário Residual (GMDR): 0,285

 

Touro Pai: SAV Raindance 6848

Proprietário: Zelio Teixeira Dias

Propriedade: Cabanha Ouro Preto

 

 3º lugar: Touro La Coxilha TE200 Growth FunD - TAT TE200 - HBB 261819

 

Ganho médio diário de peso (GMD): 2,235 kg/dia

Consumo médio de alimento: 24,337 kg/dia

Consumo Alimentar Residual (CAR): -2,349

Ganho Médio Diário Residual (GMDR): 0,184

 

Touro Pai: Deer Valley Growth Fund

Proprietário: Guilherme de Oliveira Correa de Barros

Propriedade: Cabanha La Coxilha

 

4º lugar: Touro Reconquista TE3680 Waterfall Zeloso - TAT TE680 - HBB 262669

 

Ganho médio diário de peso (GMD): 2,189  kg/dia (coluna P)

Consumo médio de alimento: 23,678 kg/dia (coluna R)

Consumo Alimentar Residual (CAR): -1,356

Ganho Médio Diário Residual (GMDR): 0,585

 

Touro Pai: SAV Waterfall 8081

Proprietário: José Paulo Dornelles Cairoli

Propriedade: Fazenda Reconquista

 

5º lugar: Touro Santa Cecília Florida Mestre Bye 806 - TAT 806 - HBB 263105

 

Ganho médio diário de peso (GMD): 2,171 kg/dia

Consumo médio de alimento: 29,376 kg/dia

Consumo Alimentar Residual (CAR): -0,267

Ganho Médio Diário Residual (GMDR): 0,51

 

Touro Pai: Santa Cecília Ashland T 4G 690

Proprietário: Fernando Cardoso Gonçalves

Propriedade: Fazenda Santa Cecília

 

Texto: Assessoria de comunicação da a Associação Brasileira de Angus e Ultrablack 

Fernando Goss (1065/SC)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa

Telefone: 53 32404749

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

melhoramento-genetico