Embrapa Meio-Norte é homenageada pelos 50 anos de contribuição ao setor agropecuário
Embrapa Meio-Norte é homenageada pelos 50 anos de contribuição ao setor agropecuário
Discursos relembrando a trajetória de 50 anos da Embrapa Meio-Norte e enaltecendo seu trabalho de pesquisa, desenvolvimento e inovação marcaram a sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Piauí, no último dia 24 de junho. A cerimônia, em homenagem ao aniversário da empresa, foi proposta pelo deputado estadual Wilson Brandão e contou com a presença de parlamentares, parceiros, empregados da Embrapa e convidados.
Em seu discurso, Wilson Brandão enfatizou que “não há como pensar no desenvolvimento agropecuário do Piauí e do Brasil sem falar na Embrapa”. Ele destacou o desenvolvimento de tecnologias adaptadas à região Meio Norte e chamou de revolução silenciosa o trabalho que mudou o perfil produtivo do Piauí. O parlamentar desejou que “jamais falte apoio institucional e financeiro para a Embrapa”.
A produtora rural Rossana Aboud, representando as mulheres do agronegócio, participou da sessão solene e afirmou que é testemunha do que a Embrapa tem feito pelo setor e que considera a empresa um sinônimo de compromisso com o campo.
O administrador Antônio de Pádua Soeiro Machado, que trabalha na Embrapa Meio-Norte há 47 anos, representou os empregados da empresa na tribuna da Assembleia Legislativa. Sua fala relembrou o ingresso na empresa em 1978 e afirmou o orgulho de ser testemunha do que a empresa tem feito no país.
O representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no Piauí, Diego Paz, destacou a parceria entre Senar e Embrapa para a realização de capacitações, levando tecnologias para todo o Piauí. A mesma ênfase foi dada pelo representante do governador Rafael Fonteles, secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu. Ele destacou a parceria com a Embrapa para levar os resultados da pesquisa para os produtores. “Os resultados da Embrapa são incontestáveis e são necessários mais investimentos para a empresa”, afirmou.
A sessão solene que celebrou os 50 anos da Embrapa Meio-Norte foi encerrada com a fala do chefe-geral Anísio Lima Neto, que agradeceu aos parlamentares pelo apoio com recursos de emendas, aos empregados pela dedicação e empenho, e destacou o compromisso da Embrapa com o Piauí. “O rural e o urbano convergem, é preciso produzir com sustentabilidade para garantir segurança alimentar para a população brasileira e para os países para onde o Brasil exporta alimentos”, concluiu.
Os eventos em comemoração aos 50 anos da Embrapa Meio-Norte se encerram no próximo sábado, dia 28 de junho, com a realização de um dia de campo na fazenda Sol Posto, em Campo Maior (PI), onde serão apresentadas tecnologias para produção animal em sistemas integrados. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Adriana Brandão (MTb 01067/CE)
Embrapa Meio-Norte
Contatos para a imprensa
meio-norte.imprensa@embrapa.br
Telefone: 86 3200 1300
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/