Dia Internacional das Mulheres na Engenharia: pesquisadora é homenageada na Alece
Dia Internacional das Mulheres na Engenharia: pesquisadora é homenageada na Alece
A engenheira agrônoma e pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, Helenira Ellery, foi uma das 20 profissionais homenageadas na sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) na segunda-feira (23), em celebração ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. Na ocasião, foi concedido o título de cidadã cearense à engenheira civil Wandy Barbosa Gadelha, primeira mulher a exercer a profissão no Ceará.
A solenidade, proposta pela deputada estadual Jô Farias (PT) e subscrita pela deputada Larissa Gaspar (PT), destacou a importância da paridade entre homens e mulheres na Engenharia e reconheceu trajetórias de engenheiras no Estado. Entre elas, Helenira Ellery, cuja carreira é marcada pela pesquisa científica voltada ao desenvolvimento rural. Graduada em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará, Helenira Éllery possui mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e doutorado em Sociologia. Sua trajetória na Embrapa envolve estudos sobre inovação social e políticas públicas, mais recentemente com mulheres produtoras rurais. O trabalho da pesquisadora enfatiza agricultura familiar, sociologia rural, extensão rural, inovação social e bioeconomia, sociologia da ciência e áreas irrigadas.
A cerimônia contou com falas emocionadas, como a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro, que destacou: “A luta por igualdade e respeito é diária e incansável. Precisamos de políticas públicas assertivas, de sororidade e de resiliência para que as mulheres avancem em uma sociedade justa e inclusiva.”
O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda, também prestou homenagem às engenheiras presentes. “Não há progresso da nação brasileira sem a engenharia e não pode haver engenharia sem as mulheres engenheiras”, afirmou. Ele lembrou a contribuição da engenheira agrônoma Johanna Döbereiner para o sucesso da agricultura brasileira, bem como de outras engenheiras que atuaram em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país.
Pioneira - A primeira mulher a exercer a profissão no Ceará, a baiana Wandy Barbosa Gadelha (98),chegou ao estado em 1956, onde trabalhou no Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer). Ela foi a responsável pela construção do bondinho de Ubajara, alternativa que impediu a abertura de uma estrada cortando a serra da Ibiapaba. A medida garantiu o acesso sustentável ao Parque Nacional, protegendo uma das mais importantes áreas naturais do Estado. Wandy Gadelha também contribuiu com a formação técnica no Ceará, atuando na Escola Industrial de Fortaleza, onde lecionou disciplinas voltadas à infraestrutura e coordenou setores técnicos.
Verônica Freire (MTB01125/JP)
Embrapa Agroindústria Tropical
Contatos para a imprensa
agroindustria-tropical.imprensa@embrapa.br
Telefone: (85) 33917116
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/