17/06/25 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Embrapa marca presença na Semana Rural da UFRRJ

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Agrobiologia promoveu três oficinas com temáticas ligadas à agroecologia e agricultura sustentável durante a Semana Rural 2025, realizada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) entre os dias 9 e 15 de junho. Os temas incluíram hortas urbanas e verticais, quintais produtivos, segurança alimentar e uso de plantas alimentícias não convencionais (PANCs), além de produção de composto farelado fermentado.

Os participantes das oficinas também puderam visitar a Fazendinha Agroecológica Km 47, um espaço mantido em parceria entre Embrapa, Universidade de Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio). Na oficina de hortas urbanas e verticais foram apresentadas formas de cultivo em espaços reduzidos, utilizando materiais acessíveis. A pesquisadora Lilia Salgado preparou uma atividade de montagem de horta vertical, demonstrando a técnica de irrigação compartilhada, em que a água escorre de uma planta para outra, de modo a aproveitar melhor os recursos hídricos. Jorge Ubirajara, da Emater-Rio, destacou que o plantio em áreas urbanas possui grande potencial de expansão no estado do Rio de Janeiro. ”Gostamos de pensar em um aspecto macro: importância alimentar, ambiental, educacional e social”, afirmou.

As pesquisadoras Mariella Uzêda e Elizabeth Correia apresentaram o quintal produtivo multifuncional desenvolvido pela UD e discutiram a contribuição das PANCs para a segurança e soberania alimentar das famílias brasileiras. Os participantes puderam provar algumas dessas plantas e conhecer diferentes possibilidades de uso na alimentação cotidiana. “As PANCs são opções folhosas para além do que a gente costuma consumir, que geralmente é alface e rúcula. Temos muitas outras folhas possíveis e gostosas”, comentou Mariella.

O analista de Transferência de Tecnologia Ilzo Risso e os bolsistas de pós-graduação Nataly de Oliveira e Eduardo Ramos conduziram a oficina sobre produção de composto farelado fermentado. Foram apresentados diferentes tipos de farelos utilizados como adubo orgânico, como os de trigo, gliricídia, mamona e casca de café. Eduardo destacou que a prática contribui para o aumento da produtividade e redução de custos. “É interessante pensar no conceito de economia circular aqui, onde tudo que você puder utilizar e reutilizar dentro da propriedade rural, sem depender de processos, produtos e trabalhos de fora, vai acarretar em um maior lucro”, explicou. Os inscritos também puderam preparar o próprio composto ao final da oficina.

Além das atividades conduzidas pela Embrapa e dentre outras dezenas de ações dentro da programação da Semana Rural, a UFRRJ realizou a oficina “Saberes e sabores das PANCs: etnobotânica, gastronomia orgânica e saúde”, no Restaurante Universitário, utilizando insumos da Fazendinha Agroecológica. A ação contou com apresentação teórica sobre o tema e com práticas de culinária, nas quais os participantes puderam preparar e degustar receitas como bolo de ora-pro-nóbis, charutinho de taioba e xarope de casca de abacaxi.

Giovana Barbieri (Estagiária de Jornalismo)
Embrapa Agrobiologia

Liliane Bello (MTb 01766/GO)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Telefone: 21991313939

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/