Embrapa Roraima fortalece parceria com produtores em Workshop sobre cultivo de hortaliças
Embrapa Roraima fortalece parceria com produtores em Workshop sobre cultivo de hortaliças
Com foco na qualificação técnica, prospecção de oportunidades e no fortalecimento da horticultura em Roraima, a Embrapa Roraima realizou, no último dia 23, o Workshop sobre o Cultivo de Hortaliças, na sede da Coopercinco – CEASA, em Boa Vista (RR). O evento reuniu agricultores familiares, técnicos da assistência rural, representantes de instituições parceiras e autoridades políticas em um dia de aprendizado, troca de experiências e articulação de ações para o desenvolvimento do setor.
A abertura oficial contou com a presença da chefe-geral da Embrapa Roraima, Hyana Lima Primo, da chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Maristela Xaud e do chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Carlos Eduardo D’Alencar . Participaram ainda o deputado federal Albuquerque, do Republicanos - RR; o senador Mecias de Jesus, do Republicanos - RR; e representantes de instituições parceiras, como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima - FAERR, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Coopercinco.
Hyana Lima Primo destacou a relevância do evento para a agricultura local: “Nosso objetivo é aproximar ainda mais a pesquisa das necessidades do campo, ouvindo os produtores e construindo soluções em conjunto. A horticultura tem grande potencial em Roraima, e eventos como este são fundamentais para impulsionar esse crescimento com base técnica e sustentável”, ressaltou.
Com uma programação voltada à realidade do estado, o workshop abordou temas apresentados por pesquisadores da Embrapa Hortaliças, Embrapa Pesca e Aquicultura e Embrapa Mandioca e Fruticultura, como melhoramento de cenoura de verão, manejo de doenças em cultivos de alho, cebola, tomate e pimentão, cultivo protegido de hortaliças, pós-colheita da batata-doce e o Projeto RENIVA, voltado ao fortalecimento da cadeia da mandioca com o uso de manivas-semente com identidade genética e sanidade.
As atividades iniciaram com a palestra da pesquisadora Larissa Vendrame, da Embrapa Hortaliças, que apresentou resultados da avaliação de clones produtivos de batata-doce em Roraima. Em seguida, Lucimeire Pilon, também da Embrapa Hortaliças, abordou as boas práticas no pós-colheita da batata-doce, reforçando a importância da conservação da qualidade até o consumidor final.
A pesquisadora Lizz Kezzy, da Embrapa Hortaliças, apresentou o Programa de Melhoramento de Cenoura de Verão, destacando cultivares adaptadas às condições tropicais. Na sequência, o pesquisador Ailton Reis, da Embrapa Hortaliças, compartilhou técnicas para identificação e manejo de doenças nos cultivos de alho e cebola, que têm grande potencial de expansão em Roraima.
Na programação da tarde, o pesquisador Ítalo Guedes abordou o cultivo protegido de hortaliças em regiões tropicais, destacando o uso racional de recursos e o aumento da produtividade. Após visitar áreas de produtores locais, ele observou os desafios do cultivo durante o período chuvoso em Roraima, como a maior incidência de pragas e doenças. “Roraima tem grande potencial para avançar com o cultivo protegido. O desafio é ampliar o acesso a essas tecnologias por meio de apoio técnico e troca de informações, ideias e técnicas”, destacou Guedes. A seguir, Ailton Reis retornou para tratar do manejo de doenças no tomateiro e no pimentão, hortaliças amplamente consumidas e cultivadas na região.
No último bloco, o foco foi a mandioca, com a apresentação do Projeto RENIVA pelo pesquisador Hermínio Rocha, da Embrapa Pesca e Aquicultura, que explicou o sistema nacional de produção de manivas-semente com qualidade genética e fitossanitária.
Encerrando o dia, o pesquisador Helton Fleck, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, apresentou o método de miniestacas de mandioca, considerado uma inovação para a multiplicação rápida e segura de cultivares.
O presidente da Coopercinco, Sérgio Medeiros, agradeceu pela realização do evento nas instalações da cooperativa e reforçou a importância do acesso ao conhecimento: “A Coopercinco se sente honrada em receber um evento dessa dimensão e qualidade. A parceria com a Embrapa tem sido fundamental para levar conhecimento técnico ao agricultor. Foi uma experiência muito proveitosa, pois passaremos a errar menos em relação às culturas apresentadas hoje. Estamos satisfeitos”, afirmou.
Além das instituições e pesquisadores, os produtores também reconheceram o valor da iniciativa. Dalva Conceição da Silva, produtora de batata-doce do PA Nova Amazônia e associada da cooperativa, destacou com entusiasmo: “As coisas estão mudando. Hoje, para termos produtividade, precisamos de conhecimento. O mercado está exigindo isso. Este evento é muito importante, pois o conhecimento nos ajuda a alcançar o objetivo de produzir com qualidade e garantir renda. A presença dos pesquisadores, trazendo esse trabalho diretamente para o campo, é importante para o desenvolvimento da produção de hortaliças em Roraima”, afirmou.
Com entrada gratuita, o workshop foi uma importante ação de capacitação e fortalecimento da agricultura familiar no estado, reforçando o compromisso da Embrapa com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor produtivo rural em Roraima.
Assessoria de Comunicação - NCO
Embrapa Roraima
Contatos para a imprensa
roraima.imprensa@embrapa.br
Telefone: 4009-7114/ 4009-7161
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/