16/06/25 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Produção vegetal  Segurança alimentar, nutrição e saúde  Transferência de Tecnologia

Embrapa Roraima fortalece parceria com produtores em Workshop sobre cultivo de hortaliças

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Aliny Melo

Aliny Melo -

 

Com foco na qualificação técnica, prospecção de oportunidades e no fortalecimento da horticultura em Roraima, a Embrapa Roraima realizou, no último dia 23, o Workshop sobre o Cultivo de Hortaliças, na sede da Coopercinco – CEASA, em Boa Vista (RR). O evento reuniu agricultores familiares, técnicos da assistência rural, representantes de instituições parceiras e autoridades políticas em um dia de aprendizado, troca de experiências e articulação de ações para o desenvolvimento do setor.

A abertura oficial contou com a presença da chefe-geral da Embrapa Roraima, Hyana Lima Primo, da chefe adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Maristela Xaud e do chefe adjunto de Transferência de Tecnologia, Carlos Eduardo D’Alencar . Participaram ainda o deputado federal Albuquerque, do Republicanos - RR; o senador Mecias de Jesus, do Republicanos - RR; e representantes de instituições parceiras, como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima - FAERR, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Coopercinco.

Hyana Lima Primo destacou a relevância do evento para a agricultura local: “Nosso objetivo é aproximar ainda mais a pesquisa das necessidades do campo, ouvindo os produtores e construindo soluções em conjunto. A horticultura tem grande potencial em Roraima, e eventos como este são fundamentais para impulsionar esse crescimento com base técnica e sustentável”, ressaltou.

Com uma programação voltada à realidade do estado, o workshop abordou temas apresentados por pesquisadores da Embrapa Hortaliças, Embrapa Pesca e Aquicultura e Embrapa Mandioca e Fruticultura, como melhoramento de cenoura de verão, manejo de doenças em cultivos de alho, cebola, tomate e pimentão, cultivo protegido de hortaliças, pós-colheita da batata-doce e o Projeto RENIVA, voltado ao fortalecimento da cadeia da mandioca com o uso de manivas-semente com identidade genética e sanidade.

As atividades iniciaram com a palestra da pesquisadora Larissa Vendrame, da Embrapa Hortaliças, que apresentou resultados da avaliação de clones produtivos de batata-doce em Roraima. Em seguida, Lucimeire Pilon, também da Embrapa Hortaliças, abordou as boas práticas no pós-colheita da batata-doce, reforçando a importância da conservação da qualidade até o consumidor final.

A pesquisadora Lizz Kezzy, da Embrapa Hortaliças, apresentou o Programa de Melhoramento de Cenoura de Verão, destacando cultivares adaptadas às condições tropicais. Na sequência, o pesquisador Ailton Reis, da Embrapa Hortaliças, compartilhou técnicas para identificação e manejo de doenças nos cultivos de alho e cebola, que têm grande potencial de expansão em Roraima.

Na programação da tarde, o pesquisador Ítalo Guedes abordou o cultivo protegido de hortaliças em regiões tropicais, destacando o uso racional de recursos e o aumento da produtividade. Após visitar áreas de produtores locais, ele observou os desafios do cultivo durante o período chuvoso em Roraima, como a maior incidência de pragas e doenças. “Roraima tem grande potencial para avançar com o cultivo protegido. O desafio é ampliar o acesso a essas tecnologias por meio de apoio técnico e troca de informações, ideias e técnicas”, destacou Guedes. A seguir, Ailton Reis retornou para tratar do manejo de doenças no tomateiro e no pimentão, hortaliças amplamente consumidas e cultivadas na região.

No último bloco, o foco foi a mandioca, com a apresentação do Projeto RENIVA pelo pesquisador Hermínio Rocha, da Embrapa Pesca e Aquicultura, que explicou o sistema nacional de produção de manivas-semente com qualidade genética e fitossanitária.

Encerrando o dia, o pesquisador Helton Fleck, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, apresentou o método de miniestacas de mandioca, considerado uma inovação para a multiplicação rápida e segura de cultivares.

O presidente da Coopercinco, Sérgio Medeiros, agradeceu pela realização do evento nas instalações da cooperativa e reforçou a importância do acesso ao conhecimento: “A Coopercinco se sente honrada em receber um evento dessa dimensão e qualidade. A parceria com a Embrapa tem sido fundamental para levar conhecimento técnico ao agricultor. Foi uma experiência muito proveitosa, pois passaremos a errar menos em relação às culturas apresentadas hoje. Estamos satisfeitos”, afirmou.

Além das instituições e pesquisadores, os produtores também reconheceram o valor da iniciativa. Dalva Conceição da Silva, produtora de batata-doce do PA Nova Amazônia e associada da cooperativa, destacou com entusiasmo: “As coisas estão mudando. Hoje, para termos produtividade, precisamos de conhecimento. O mercado está exigindo isso. Este evento é muito importante, pois o conhecimento nos ajuda a alcançar o objetivo de produzir com qualidade e garantir renda. A presença dos pesquisadores, trazendo esse trabalho diretamente para o campo, é importante para o desenvolvimento da produção de hortaliças em Roraima”, afirmou.

Com entrada gratuita, o workshop foi uma  importante ação de capacitação e fortalecimento da agricultura familiar no estado, reforçando o compromisso da Embrapa com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor produtivo rural em Roraima.

 

 

Assessoria de Comunicação - NCO
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: 4009-7114/ 4009-7161

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

hortalicasrederenivaworkshopdehortalicasemroraimacenouracoopercinco