Embrapa Tabuleiros Costeiros renova aprovação para animais em pesquisa
Embrapa Tabuleiros Costeiros renova aprovação para animais em pesquisa
O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), deferiu a renovação do credenciamento da Embrapa Tabuleiros Costeiros para uso de animais em pesquisa.
Publicado no Diário Oficial da União no dia 15 de maio, o parecer do Conselho atesta que a Unidade de pesquisa sediada em Aracaju cumpre os requisitos técnicos, normativos e éticos para a realização de pesquisas com animais.
No documento, o Concea esclarece que a decisão não exime a instituição do cumprimento das demais legislações vigentes no Brasil e das normas estabelecidas pelo Ministério.
A Embrapa Tabuleiros Costeiros realiza pesquisas em conservação e melhoramento genético e desempenho zootécnico de animais de produção, como ovinos da raça Santa Inês e peixes como o tambaqui, além de controle de pragas agrícolas e estudos de bem-estar animal em sistemas de produção, entre outras linhas de pesquisa.
O centro de pesquisa mantém o Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) em pesquisas, que atua para assegurar o cumprimento de todas as regulamentações e critérios éticos para garantir o bem-estar e uso humanizado de todas as espécies animais em suas atividades científicas.
Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros
Contatos para a imprensa
tabuleiros-costeiros.imprensa@embrapa.br
Telefone: (79) 4009-1381
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/