Embrapa Arroz e Feijão lançará duas cultivares de feijão na AgroBrasília 2025
Embrapa Arroz e Feijão lançará duas cultivares de feijão na AgroBrasília 2025
Foto: Sebastião Araújo
Cultivares de feijão carioca e de grãos especiais terão seu lançamento para o mercado no dia 22 de maio
O centro de pesquisa estará na feira de tecnologia e negócios AgroBrasília2025, entre os dias 20 e 24 de maio, apresentando diversas tecnologias desenvolvidas por sua equipe de pesquisadores. Como destaque, estarão os lançamentos das cultivares de feijão BRS FS212 (Grão Especial Rosinha) e BRS FC423 (Grão Carioca), que acontecerão no dia 22; e as apresentações das cultivares de arroz de terras altas, BRS A502, BRS A503 e BRS A504 CL, que revolucionaram a produção dessa cultura no Cerrado Brasileiro. O evento acontecerá no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci: BR 251, km 5, Brasília, Distrito Federal.
LANÇAMENTOS
Destacando-se pela facilidade de inserção em sistemas intensivos de produção, a BRS FS212 é uma cultivar de feijoeiro comum, do grupo comercial "rosinha", de ciclo precoce e grãos com tamanho superior às cultivares deste grupo disponíveis no Portfólio de Feijão Embrapa. Excelente alternativa para a cadeia produtiva, a BRS FS212 possui moderada resistência à antracnose e reação intermediária à murcha de Fusarium e à murcha de Curtobacterium, que estão entre as principais doenças que atingem as lavouras de feijão, sendo indicada para pequenos produtores que buscam materiais com alto valor agregado para comercialização direta, geralmente com sistema de produção agroecológico ou com baixo uso de insumos industrializados.
Para o consumidor final, a BRS FS212 se torna opção para diversificação de alimentos. Com um grão especial, de cor rosada, bastante apreciada por nichos específicos que preferem esse tipo de grão, esse feijão é mais comumente encontrado em feiras e mercados pequenos, mas estará, também, nas gôndolas dos supermercados.
A BRS FS212 pode ser aliada na redução do uso da água e de defensivos agrícolas e, consequentemente, do impacto para o meio ambiente e a saúde humana, contribuindo para o aumento da sustentabilidade na produção. Seu modelo de negócio é híbrido, podendo ir desde a comercialização em feiras livres e programas governamentais, como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), até grandes volumes para exportação. A comercialização será feita pela empresa Sementes Campolina. Com base no seu desempenho, está registrada para os estados Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
A nova cultivar de feijão carioca da Embrapa é a BRS FC423, destaque pela a qualidade comercial, cujas principais características são: escurecimento lento dos grãos, tornando-a mais atrativa na hora da escolha pelo consumidor na gôndola dos supermercados e oferecendo à indústria até um ano de prazo para armazenamento; excelente rendimento de peneira 12, ou seja, seus grãos são maiores e robustos atendendo e até superando os padrões exigidos pelo mercado.
Em testes realizados na Cozinha Experimental da Embrapa Arroz e Feijão, a BRS FC423 apresentou excelente desempenho em uniformidade de cozimento, textura do tegumento (casca), espessura do caldo e integridade dos grãos após cozidos. Outro diferencial importante percebido foi a coloração intermediária dos grãos cozidos e do caldo, que se mostraram nem tão claros nem tão escuros, característica que amplia sua aceitação entre diferentes perfis de consumidores.
Com moderada resistência à antracnose e podridões radiculares, ela está registrada para todos os Estados das Regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste, além de Tocantins, no Norte. A BRS FC423 apresenta, ainda, elevada produtividade e excelente integridade dos grãos após o beneficiamento na indústria de alimentos, mesmo a umidades muito baixas. Os parceiros que oferecem sementes são: BJ Sementes, Di Solo Sementes, Sementes Marambaia, Sementes Orient e Shancap Sementes.
ARROZ
A cultura em Terras Altas passou, nos últimos cinco anos, por uma revolução, com os lançamentos de cultivares de alta produtividade, extrema qualidade de grãos e enormes vantagens na inserção em sistemas de produção sob pivô central. Estamos falando das BRS A502, BRS A503 e BRS A504 CL, que colocaram novamente a Região de Cerrado do Brasil no mapa da produção de arroz, trazendo vantagens para toda a cadeia produtiva. O produtor, além dos ganhos diretos com o grão, passou a contar com benefícios nos sistemas de produção, que elevaram culturas subsequentes, como feijão, soja, cebola, alho, cenoura, batata e diversas outras, a patamares de produtividade e sanidade muito acima do padrão de até então. Já o mercado, recebeu um produto de extrema qualidade, com mais porcentagem de inteiros e grãos translúcidos, sem gessamento, finos e mais longos que os existentes, superando as expectativas, segundo o Sindicato das Indústrias de Arroz do Estado de Goiás (SIAGO), que passaram a obter o produto em distâncias curtíssimas, reduzindo drasticamente os custos com logística (portfólio de cultivares de arroz da Embrapa).
BIOINSUMOS
A pesquisa da Embrapa Arroz e Feijão tem se destacado, também, no desenvolvimento de produtos com base em microrganismos que apoiam os produtores na solução de problemas diversos (acesse aqui o Portfólio de Microrganismos Multifuncionais). Na AgroBrasília 2025, a Embrapa Arroz e Feijão apresentará dois produtos: o LALGUARD C99WP, bioinseticida desenvolvido em parceria com a empresa Lallemand, a partir do fungo Cordyceps (=Isaria) javanica. Esse produto é registrado para todas as culturas com ocorrência de Mosca-branca e Cigarrinha-do-milho.
O segundo bioinsumo é o Biotrix, fungicida lançado em parceria com a empresa Toyobo, que utiliza uma cepa de Trichoderma harzianum, fungo benéfico que atua no controle de patógenos fúngicos que provocam doenças como o mofo branco, podridão aquosa e podridão cinzenta do caule. Além de controlar patógenos, o Biotrix oferece vantagens ecológicas e adaptativas para a lavoura, mesmo em ambientes desafiadores.
Além dessas tecnologias de altíssima expressão, a Embrapa Arroz e Feijão apresentará aos visitantes da AgroBrasília outras cultivares de feijão do seu portfólio: BRS FC414 e BRS FC415 (grão carioca), BRS FS311 (grão rajado), BRS FP403 (grão preto) e BRS FP417 (grão preto).
Henrique de Oliveira (MTb/GO 1.960)
Embrapa Arroz e Feijão
Contatos para a imprensa
imprensa@embrapa.br
Telefone: (62) 99971.9100
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/