14/05/25 |

Estudo da Embrapa Territorial sobre café em Rondônia é destaque no Balanço Social 2024

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa

Embrapa -

O estudo desenvolvido pela Embrapa Territorial sobre a cafeicultura nas Matas de Rondônia é um dos destaques da publicação oficial do Balanço Social 2024 da Embrapa, divulgado no dia 7 de maio. Coordenado pelo pesquisador Carlos Ronquim, o trabalho revela que 95,5% das propriedades cafeeiras da região não avançaram suas produções sobre áreas de florestas, entre 2020 e 2022.

Com o apoio da Embrapa Rondônia, a equipe mapeou o uso e cobertura da terra em uma área de 2,2 milhões de hectares, demonstrando que apenas 0,8% dessa extensão é ocupada com café – o equivalente a 34,4 mil hectares. A análise também apontou que o cultivo do café se concentra em pequenas propriedades familiares, com média de 3,5 hectares, sendo uma atividade essencial para a subsistência de cerca de nove mil famílias, incluindo comunidades indígenas.

A escolha do estudo como destaque do Balanço Social reforça a importância da ciência para garantir a sustentabilidade da produção agrícola na Amazônia. O trabalho contribui para a valorização de práticas agrícolas alinhadas à conservação ambiental e ao fortalecimento da agricultura familiar. Este e outros resultados do projeto serão divulgados na Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças de Clima (COP 30), que ocorrerá em Belém, PA, entre 10 e 21 de novembro.

Outra contribuição da Embrapa Territorial ao Balanço Social se deu no impacto das soluções tecnológicas. As soluções da Embrapa foram avaliadas por adoção, impacto econômico, social, ambiental e institucional. A publicação demonstra que o GeoMatopiba gerou retorno estimado na ordem de 179 mil reais, enquanto que o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Aquicultura (SITE Aquicultura), 233 mil reais. Já o Monitora Oeste, tecnologia desenvolvida para uso da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), vem auxiliando a redução de custos dos produtores baianos com defensivos agrícolas, ao gerar alertas no sistema de monitoramento de pragas e doenças que podem atingir as produções no oeste da Bahia, cobrindo uma área de mais de 254 mil ha. 

O retorno estimado para a Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa (GeoInfo), que hospeda dados espaciais produzidos por 27 centros da Embrapa atualmente e que conta com coordenação da Embrapa Territorial, está na ordem de 835 mil reais. Outras tecnologias da Embrapa Territorial que também constam nesta análise são o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira (SITE-MLog), cuja segunda versão foi lançada em dezembro do ano passado; o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica do Bioma Caatinga (SITE Caatinga); Geoweb Inclusão Produtiva no Seu Município e Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SOMABRASIL), além de páginas informativas Satélites de monitoramento, que apresenta os principais instrumentos de sensoriamento remoto que contribuem para o conhecimento dos diferentes aspectos da agricultura e do meio ambiente do Brasil, e Fauna de Campinas.

 

Balanço Social
 

O Balanço Social é uma publicação anual que reúne os principais projetos, ações sociais e resultados da Embrapa, reforçando o compromisso da instituição com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. Nesta edição, a Embrapa mostrou mais uma vez sua relevância ao gerar um retorno estimado de R$ 25,37 para cada real investido. Os impactos das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa traduzem-se em um lucro social de R$ 107,24 bilhões, resultado da adoção de 166 tecnologias e 110 cultivares avaliadas. Mesmo diante de um cenário desafiador, a empresa segue firme em sua missão de promover o avanço científico e tecnológico da agropecuária nacional, com foco na inclusão, inovação e sustentabilidade.

Alan Rodrigues (MTb 2625/CE)
Embrapa Territorial

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

balanco-social