Noite de Campo destaca práticas de iluminação na cultura do lúpulo na região serrana do RJ
Noite de Campo destaca práticas de iluminação na cultura do lúpulo na região serrana do RJ
Evento pioneiro vai abordar o papel da iluminação na produção de lúpulo
Petrópolis receberá, no dia 9 de maio de 2025, o evento Noite de Campo: Cultura do Lúpulo, do Campo ao Copo, iniciativa inédita que será realizada no período noturno para apresentar aos participantes o papel da iluminação na lavoura de lúpulo, fundamental para a regulação do fotoperíodo — fator essencial ao desenvolvimento da planta.
A atividade será realizada no Sítio Cova da Onça, localizado em Pedro do Rio, Petrópolis (RJ), das 17 às 22 horas, com vagas limitadas a 80 participantes. O evento é voltado a produtores, técnicos, estudantes, cervejarias artesanais e agentes de turismo, e objetiva promover a cadeia produtiva do lúpulo como oportunidade de fomento econômico regional e inovação tecnológica no campo.
Além da demonstração da lavoura iluminada, a programação inclui uma série de palestras com especialistas da Embrapa, da Emater-Rio, da UFPR e de empresas do setor, abordando temas como nutrição do lúpulo, bioinsumos, secagem, peletização e o potencial turístico da cultura.
A roda de parcerias, prevista para as 20h30, encerrará os debates e abrirá espaço para networking entre os participantes.
A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.
👉 Clique aqui para sua inscrição e aguarde a confirmação por e-mail.
Local: Sítio Cova da Onça – Estrada Domingos Pereira, s/n – Pedro do Rio, Petrópolis - RJ
📍 Localização no Google Maps
Outras informações:
O tempero da cerveja
Conhecido há mais de 2 mil anos, o lúpulo também é uma planta medicinal com poder anti-inflamatório, sedativo e antioxidante, entre outros. Mas a sua fama maior vem certamente da cerveja, na qual é responsável pelo amargor e aromas característicos dos diferentes tipos da bebida.
As grandes regiões produtoras no mundo encontram-se no hemisfério norte, nas faixas mais frias da América do Norte, da Europa e da Ásia. Comercializado em grande escala para diversas partes do mundo, o lúpulo é o insumo mais caro da cerveja: uma embalagem de 400 gramas pode custar até 300 reais.
No Brasil, o interesse pela produção da planta é crescente e, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), o volume produzido chegou a mais de 88 toneladas em 2023, o que representa um aumento de 203% em relação ao ano anterior. Treze estados brasileiros produzem lúpulo, sendo os maiores produtores Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.
O plantio do lúpulo na região serrana fluminense iniciou-se em 2016, em pequena escala. A expectativa era atender parte da demanda da indústria cervejeira local, essencialmente o mercado das cervejas artesanais, muito comum nos municípios da região.
Rede Lúpulo
Em busca de um produto de melhor qualidade, assim como de um sistema de produção adaptado à realidade da Região Serrana, por iniciativa dos produtores, foi criada em 2018 a Rede de Fomento à Cultura do Lúpulo na Região Serrana Fluminense (Rede Lúpulo), cuja composição tem representantes de todos os elos da cadeia produtiva.
A Rede Lúpulo é formada por pesquisadores da Embrapa Agrobiologia, da Embrapa Agroindústria de Alimentos e da Embrapa Solos, professores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio), produtores de lúpulo e de cerveja artesanal, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Rota Cervejeira e Viveiro Ninkasi, além de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) e do Banco do Brasil (BB). A Rede Lúpulo é apoiada pelo Mapa e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Ana Lucia Ferreira (MTb 16913/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos
Contatos para a imprensa
analucia.ferreira@embrapa.br
Telefone: (21)99339-1850
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/