Produção Vegetal | Irrigação

Manejo da irrigação com déficit hídrico na cultura do coqueiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contexto

O coqueiro é considerado uma das frutíferas que mais consomem água em sua irrigação. Por outro lado, nos últimos anos tem ocorrido uma redução da disponibilidade hídrica para a irrigação em várias regiões onde o cultivo do coqueiro é uma atividade econômica importante. Essa tendência é corroborada por previsões de mudanças climáticas para a região Nordeste do Brasil, cujos cenários apontam para aumentos de temperatura e da evapotranspiração potencial e redução das precipitações e da oferta de água para a irrigação. Tal situação faz com que a racionalização do uso da água na irrigação do coqueiro seja apontada como uma das demandas de pesquisa mais urgentes por produtores e técnicos envolvidos com a cultura.

A irrigação plena, em que a evapotranspiração da cultura é totalmente reposta por meio da irrigação, é geralmente usada em áreas sem limitações de recursos hídricos, visando atingir o rendimento máximo da cultura. Entretanto, em muitas culturas, a irrigação pode ser reduzida com pouco ou nenhum efeito sobre a produtividade. A irrigação com déficit, definida como a aplicação de água abaixo da necessidade de água da cultura (evapotranspiração), é uma ferramenta importante que tem sido usada para reduzir o uso de água na irrigação de diversas culturas anuais e perenes.

Sobre o ativo

Recomendação técnica sobre o manejo da irrigação com déficit hídrico na cultura do coqueiro na região litorânea do Ceará, permitindo a racionalização do uso de água na cultura.
Nível de maturidade tecnológica na escala TRL/MRL: 4
1
2
3
4
5
6
7
8
9
Modelos teóricos
Ensaios laboratoriais
Piloto
Final/completa
Prova de conceito
Protótipos
Mercado

* Saiba mais sobre a escala dos níveis de maturidade tecnológica TRL/MRL adotada pela Embrapa.

Características em relação aos concorrentes disponíveis no mercado
Em relação à atual recomendação de irrigação plena do coqueiro, o manejo da irrigação com déficit hídrico aumenta significativamente a eficiência de uso da água (ou produtividade da água) na irrigação do coqueiro, em termos da produção de frutos e de água de coco por m3 de água aplicado na irrigação. O processo pode ser aplicado principalmente em regiões em situação de escassez hídrica, podendo-se prever os efeitos da irrigação com déficit sobre a produtividade da cultura.
Impactos para o setor produtivo e para a sociedade
A prática agropecuária é capaz de aumentar a eficiência de uso da água na irrigação do coqueiro e aumentar o teor de sólidos solúveis da água de coco.

Portfólio de projetos: Agricultura Irrigada

Finalidades da parceria

  • Codesenvolvimento (prova de conceito à prototipagem)
  • Desenvolvimento de Mercado
  • Validação Mercadológica e/ou Comercial
O que se espera da parceria?
Espera-se do parceiro para a validação da tecnologia a disponibilidade de área com cultivo de coqueiro irrigado em região com escassez hídrica e de mão-de-obra para aplicação do manejo da irrigação. O papel do parceiro será de aplicar as recomendações de manejo da irrigação e mensurar o consumo de água na irrigação e a produtividade da cultura.
Como a tecnologia será oferecida ao setor produtivo?
Recomendação técnica, consultoria, publicações, dias de campo, vídeos, capacitações etc.
Tenho interesse neste ativo

Se este ativo é de seu interesse para uma parceria com a Embrapa, entre em contato conosco.

Unidade Responsável:

Embrapa Agroindústria Tropical

Contato para negócio:

Chefia-Adjunta de Transferência de Tecnologia

  • Busca de ativos para parcerias

    Busque por palavra-chave abaixo ou navegue pelos portfólios.

    Ou acesse a lista completa com todos os resultados