Busca de Notícias Busca de Notícias

07/08/25 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Curso online sobre doenças da bananeira atrai público diversificado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Maria José Tupinambá

Maria José Tupinambá - Bananeira no campo da Embrapa Amazônia Ocidental

Bananeira no campo da Embrapa Amazônia Ocidental

O curso Doenças da bananeira e formas de controle”, lançado este ano pela Embrapa Amazônia Ocidental, já contabiliza quase 500 inscritos de perfis e localidades diversificados, evidenciando o alcance e a acessibilidade das capacitações online oferecidas pela Embrapa na plataforma e-Campo. Com carga horária de 10 horas, o curso é gratuito, contínuo e voltado para agentes de ATER, profissionais das ciências agrárias, estudantes e produtores rurais.

Plataforma e-Campo: conhecimento sem fronteiras

Criada pela Embrapa em parceria com diversas instituições, a plataforma e-Campo tem como objetivo disseminar tecnologias e conhecimentos gerados pelas pesquisas da empresa. Atualmente, estão disponíveis 194 cursos ativos, sendo 170 totalmente gratuitos.

Alcance global e perfil dos participantes

O curso sobre doenças da bananeira já atraiu 499 inscritos e conta com 150 concluintes, distribuídos por 17 estados brasileiros. Os maiores índices de participação vêm de Minas Gerais (19,64%), Amazonas (15,18%) e Bahia (7,14%). A flexibilidade do acesso remoto permite que qualquer pessoa, com computador, tablet ou smartphone, participe de qualquer lugar do mundo. Já há concluintes em países como Paraguai, Suíça e Angola.

No estado do Amazonas, onde está localizada a Embrapa Amazônia Ocidental, os participantes são oriundos de municípios como Manaus, Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Barcelos e Itapiranga.

Segundo dados da plataforma, o perfil predominante dos inscritos é de homens entre 20 e 34 anos, estudantes com ensino superior completo na área de Agronomia, sem vínculo empregatício, interessados em atuar como agentes multiplicadores. O curso também tem atraído profissionais de assistência técnica e extensão rural, além de agricultores e produtores.

Conteúdo técnico e aplicabilidade no campo

Com carga horária de 10 horas, o curso é gratuito, contínuo e voltado para agentes de ATER, profissionais das ciências agrárias, estudantes e produtores rurais. O conteúdo aborda a identificação de sintomas causados por deficiências nutricionais, pragas e doenças bióticas e abióticas, além de apresentar estratégias eficazes de controle.

As aulas são ministradas pelo pesquisador Luadir Gasparotto, referência nacional em fitopatologia e responsável por vários trabalhos na cultura da bananeira, como o desenvolvimento da cultivar BRS Conquista e do Desperfilhador por roto-compressão.

A metodologia é totalmente a distância, sem tutoria, utilizando a plataforma Moodle (AVA-Embrapa). Os participantes podem acessar o conteúdo conforme sua disponibilidade, sendo recomendada a conclusão em até 60 dias para melhor aproveitamento.

Com aulas dinâmicas e conteúdo técnico de excelência, o curso contribui para o fortalecimento da cadeia produtiva da banana, promovendo práticas sustentáveis e maior eficiência no manejo fitossanitário.

 

Maria José Tupinambá (114 DRT-AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Contatos para a imprensa

Telefone: (92) 3303-7898

Augusta Abtibol Brito de Souza _colaboração
Embrapa Amazônia Ocidental

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

bananaeventoe-campo