Embrapa Amapá
Embrapa expõe tecnologias na 54ª Expofeira Agropecuária do Amapá
Entre os atrativos no estande da Embrapa, estarão amostras ração artesanal para peixes, obtidas a partir de resíduo de processamento de pescado
Exposições de tecnologias diversas para o desenvolvimento agropecuário do Amapá e Estuário Amazônico fazem parte da programação da Embrapa na 54ª Expofeira Agropecuária do Amapá. O evento de negócios e entretenimento, realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), será realizado de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá (AP).
Este ano, os atrativos da Embrapa vão desde orientações para fabricação artesanal de açaí tinto (bebida fermentada alcoólica), orientações sobre os sintomas e formas de controle da dispersão da vassoura-de-bruxa da mandioca, amostras de ração artesanal para peixe; prensa artesanal para extração de óleos amazônicos; além de dados referentes a técnicas adequadas de plantio de açaí em terra firme.
Amostras de ração artesanal para peixes, obtidas a partir de resíduo de processamento de pescado, estarão em exposição no estande da Embrapa. A pesquisadora Eliane Yoshioka explica que, no contexto de estudos voltados ao conceito da bioeconomia na Amazônia, uma forma de contribuir para a redução de custos de produção e gerar alternativas para uma piscicultura sustentável, é investir na alternativa do uso de rações produzidas com farinha de peixe obtida do aproveitamento de resíduos de pescado. “Pode-se assim minimizar perdas e descarte destes resíduos animais no meio ambiente, visto que ainda apresentam alto valor nutricional, pela presença de grande quantidade de proteína, aminoácidos livres, vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais”.
A pesquisadora acrescenta que, além de amenizar o problema ambiental com relação ao descarte de resíduos, é trabalhado o aspecto da nutrição balanceada de peixes durante sua criação, buscando contribuir para maior crescimento dos peixes redondos, como pirapitinga e tambaqui e, assim, para o desenvolvimento da atividade aquícola no estado do Amapá.
O estande da Embrapa fica localizado no Pavilhão do Aquário de Inovação, e estará aberto à visitação das 18h às 22h. O Aquário da Inovação, coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Setec), é um espaço voltado para promover as iniciativas de instituições que atuam nos segmentos da ciência, tecnologia e inovação no estado do Amapá.
A Embrapa também participa da Expofeira 2025 por meio da participação de equipes técnicas em eventos temas relacionados ao desenvolvimento tecnológico da agropecuária. As ações da Embrapa na 54ª Expofeira Agropecuária do Amapá contribuem para atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
SERVIÇO:
Estande da Embrapa na 54ª Expofeira
Visitação: 18h às 22h
Período: 30 de agosto a 7 de setembro de 2025
Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)
Embrapa Amapá
Contatos para a imprensa
amapa.nco@embrapa.br
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/