Notícias
Audiência pública avalia candidata a chefe-geral da Embrapa Algodão
A pesquisadora Nair Helena Castro Arriel, com candidatura homologada para concorrer ao posto de chefe-geral da Embrapa Algodão, defende sua proposta de trabalho em audiência pública, a ser realizada por videoconferência, no dia 21 de maio, às 9 horas, com transmissão ao vivo no Youtube. Caso seja aprovada em todas as etapas, Nair deve ser nomeada em portaria a ser publicada até o dia 7 de julho para assumir o cargo no dia 1º de agosto. O mandato é de dois anos, prorrogável uma vez por igual período.
Conforme a norma do processo, a dinâmica da reunião prevê uma hora de apresentação pelo candidato e até uma hora de perguntas pelos integrantes do Comitê de Seleção de Chefes (CSC) - colegiado responsável por coordenar e conduzir a seleção em cada Unidade, além da análise técnica dos candidatos conforme itens previstos na norma. Os empregados da Embrapa poderão enviar perguntas a serem respondidas pela candidata para o e-mail cnpa.csc@embrapa.br. A audiência, que integra a segunda etapa do processo de seleção, será transmitida online para o público.
Processo seletivo
O processo de recrutamento e seleção de candidatos ao cargo de chefe-geral da Unidade teve início no dia 17 de março, com a publicação de edital no Boletim de Comunicações Administrativas da Embrapa (BCA). O processo é restrito aos empregados do quadro efetivo da Embrapa, sendo dividido em três etapas: recrutamento, inscrição e homologação de candidaturas; avaliação da habilitação dos candidatos e realização de audiência pública; avaliação e decisão pela Diretoria Executiva e designação do novo chefe-geral pela presidente da Embrapa.
Sobre o comitê de seleção
Integram o comitê local de seleção de chefes o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste Fernando Mendes Lamas, (presidente); o pesquisador da Embrapa Algodão Valdinei Sofiatti; o chefe-geral da Embrapa Maranhão, Marco Aurelio Delmondes Bomfim; o pesquisador da Embrapa Algodão Joao Henrique Zonta (eleito pelos empregados); a coordenadora de projetos e cooperação internacional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Adriana Calderan Gregolin, o consultor da Textile Exchange Sílvio Moraes, e gerente de relações institucionais da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) Luiz Antônio Vizeu. Além disso, o processo conta com um ponto focal na Unidade: a assistente Joana Darc Souza Bezerra.
Sobre a candidata
Nair Arriel é graduada em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia, possui mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Em 1987, ingressou como pesquisadora na Embrapa. De agosto de 2023 a março de 2025 exerceu o cargo de chefe-geral da Embrapa Algodão. Exerceu também os cargos de chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento e chefe-adjunta de Comunicação e Negócios na Unidade.
Trabalha com temas como agricultura familiar, agroecologia, atuando principalmente com as culturas do gergelim, amendoim, algodão e mamona. É curadora dos Bancos Ativos de Germoplama de cártamo, gergelim e faveleira. Também exerce a função de docente permanente na Disciplina Conservação de Recursos Genéticos em Agroecossistemas, do Mestrado em Agroecologia, na Universidade Federal da Paraíba e do programa de pós-graduação em Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba.
Serviço:
Audiência pública para seleção de chefe-geral da Embrapa Algodão
Data: 21 de maio, às 9 horas
Link da transmissão: https://youtu.be/pW0-vP9WK0g
Edna Santos (MTB/CE 1700)
Embrapa Algodão
Contatos para a imprensa
algodao.imprensa@embrapa.br
Telefone: 83 3182-4312
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/