Notícias
Agrobalsas 2025: Palestra traz a tecnologia de multiplicação de manivas-semente de mandioca

“Rede Reniva - Estratégias para produção de material propagativo de mandioca com qualidade genética e fitossanitária” será tema de palestra do IV Workshop Agronegócio Sustentável e Inovação Tecnológica na Agricultura Familiar Embrapa, a ser realizado na manhã do dia 15 de maio, às 10h, no auditório da FAPCEN como parte da programação da Agrobalsas. O tema será ministrado pelo analista Hermínio Souza Rocha, que foi da Embrapa Mandioca e Fruticultura por 14 anos e está atualmente na Embrapa Pesca e Aquicultura.
Voltada tanto para pequenos agricultores familiares quanto para os grandes agricultores das principais regiões produtoras de mandioca de todo o País, a Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária - Reniva, tem por objetivo promover efetivo ganho de qualidade e produtividade no sistema de produção de mandioca, ao proporcionar maior sustentabilidade e competitividade para esta cultura e disponibilizar manivas em quantidade suficiente e nos períodos de maiores demandas.
Uma planta madura gera cerca de dez manivas-semente por ano. Com as técnicas de multiplicação do Reniva, esse número pode chegar a 400 mudas no mesmo prazo. O objetivo é disponibilizar manivas em quantidade e qualidade suficientes e nos períodos de mais demandas e nas melhores épocas de plantio. O Reniva tem possibilitado disponibilizar manivas-sementes em larga escala, produzir cultivares livres de doenças e pragas e resgatar variedades tradicionais. A tecnologia também colabora para a sustentabilidade e competitividade da mandiocultura.
Rede Reniva – A muda ou semente de qualidade constitui-se no principal insumo agrícola para a sustentação da produção quando se visa alcançar níveis ótimos de produtividade e longevidade da cultura. Desenvolvida no âmbito da Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária (Reniva), uma nova técnica usa miniestacas em vez do material tradicional (manivas-semente). A inovação contorna características indesejadas, como a baixa taxa de propagação e os grandes volumes de materiais de plantio convencional, que dificultam a logística de armazenamento e transporte das manivas para novas áreas.
Herminio cita a necessidade de diversificação das culturas agrícolas na região de Balsas, onde predomina o plantio de soja. “Neste sentido, a mandioca se apresenta como uma das alternativas mais rentáveis. Contudo, para que isso se concretize, é necessária a disponibilidade de materiais de plantio com qualidade assegurada. Assim, a Rede Reniva apresenta-se como o sistema brasileiro de produção de manivas-semente e possibilita a produção e a multiplicação em larga escala de mudas, miniestacas e manivas convencionais padronizadas, com garantida sanidade vegetal e identidade genética”, explica.
Embrapa na Agrobalsas -
De 12 a 16 de maio, a Embrapa vai participar da 21ª edição do AGROBALSAS, um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro. Este ano, o tema é “Construindo Pontes”, inspirado na obra “O Dedo de Deus”, de Michelangelo. O evento, realizado anualmente pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte – FAPCEN, será na Fazenda Sol Nascente – Balsas-MA. A Embrapa vai marcar presença por meio do Hub Matopiba, uma articulação sinérgica da Embrapa Maranhão a partir da sua Unidade de Execução de Pesquisa – UEP em Balsas, a UEP Balsas, no sul do Maranhão, e mais 10 Unidades Descentralizadas: Embrapa Agricultura Digital, Embrapa Algodão, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Cerrados, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Meio Norte e Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Soja e Embrapa Solos.
O objetivo do Hub Matopiba é fortalecer a agenda de inovação e o agronegócio com inclusão produtiva e sustentabilidade ambiental nessa fronteira agrícola, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. A UEP Balsas, pela sua localização em ponto estratégico da região em relação ao modal logístico, é o ponto aglutinador do processo de construção coletiva da plataforma de inovação no território em parceria com o setor produtivo, instituições públicas e privadas. A presença das Unidades da Embrapa no evento será marcada por palestras técnicas, vitrine tecnológica e estande com informações sobre tecnologias e a história da Empresa na região. A coordenação é da Embrapa Maranhão.
Conheça mais sobre a Rede Reniva .
Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura
Contatos para a imprensa
mandioca-e-fruticultura.imprensa@embrapa.br
Flávia Bessa (MTb 4469/DF)
Embrapa Maranhão
Contatos para a imprensa
maranhao.imprensa@embrapa.br
Telefone: (61) 99221-9484
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/