Embrapa Agrossilvipastoril
Festival faz divulgação científica em bar de Sinop
Festival faz divulgação científica em bar de Sinop
De segunda à quarta-feira desta semana será realizado em Sinop o Pint of Science, festival de divulgação científica realizado em bares e restaurantes em todo o mundo. Neste ano 27 países realizam o evento e o Brasil é aquele com mais cidades participantes, serão 169. Em Sinop a programação ocorre na Choperia Palmitense.a partir das 19h30.
A participação no festival é gratuita e o público paga apenas o que consumir no bar. Para o evento haverá promoção de chopp pilsen a R$ 6,99 durante os três dias.
Serão duas apresentações de cientistas e profissionais de instituições sinopenses por noite, com temas variados, que passam pela saúde física e mental, pela linguagem, mudança do clima, genética e nutrição animal. Cada apresentação tem 30 minutos de duração. Outros 20 minutos são destinados à interação do público, que pode tirar suas dúvidas com o cientista.
A abertura do festival em Sinop nesta segunda-feira terá as apresentações “Visão infantil na era digital: consequências reais de um mundo virtual”, com o médico Douglas Yanai (UFMT) e “Burnout de bolso: o que o celular tem a ver com seu cansaço crônico?”, com a psicóloga Ana Paula Pereira Cesar (Unifasipe).
Na terça-feira a primeira apresentação da noite será feita pela professora da Unemat Adriana Lins Precioso falando sobre “Mitologia: a invenção do vinho e da cerveja” e a segunda será feita pelo pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Cornélio Zolin, falando sobre “Como reduzir o impacto da mudança do clima na produção agropecuária”.
O último dia do Pint of Science em Sinop terá a as apresentações “Mapeamento genétio: o que seu DNA diz sobre você”, com a médica Letícia Moura, e “Cerveja para vacas: o que os ruminantes têm em comum com os cervejeiros?”, com Matheus Correa Abreu, professor da UFMT.
Sobre o festival
O Pint of Science nasceu em 2012, por iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College, de Londres. Ao realizarem encontros com pacientes e pessoas interessadas em ciência em seus laboratórios sobre doenças neurodegenerativas, eles se perguntaram como seria possível levar o cientista até as pessoas.
A resposta estava nos pubs londrinos e assim começou o maior festival de divulgação científica do mundo. O nome pint (lê-se “paint”) vem do nome dado ao copo usado pelos ingleses para tomar cerveja. A palavra é uma medida de volume variável de país para país. Na Inglaterra equivale a 568 ml e nos Estados Unidos a 473 ml.
Após o sucesso inglês, o festival ganhou o mundo. Chegou ao Brasil em 2015 por meio de um projeto piloto em São Carlos (SP) e vem crescendo a cada ano.
Atualmente o festival conta com uma coordenação nacional, coordenadores regionais e, em cada cidade sede, coordenadores locais e coordenadores de bares.
Em Sinop o evento é coordenado pela equipe do Grupo de Estudos em Pecuária Integrada da UFMT (Gepi), pela equipe de comunicação da Embrapa e conta com a participação de professores da UFMT, Unemat e Unifasipe. O evento é patrocinado pela Fortuna Nutrição Animal, Unifasipe e AL Formaturas.
Gabriel Faria (MTB 15.624 MG)
Embrapa Agrossilvipastoril
Contatos para a imprensa
agrossilvipastoril.imprensa@embrapa.br
Telefone: 66 3211-4227
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/