Conhecendo melhor a mastite clínica.
Conhecendo melhor a mastite clínica.
Autoria: MENDONCA, L. C.; BRITO, M. A. V. P. e
Resumo: A mastite, inflamação da glândula mamária, é reconhecidamente a doença que mais causa prejuízos econômicos e produtivos aos rebanhos leiteiros em todo o mundo. Ela pode ser classificada de duas formas: subclínica e clínica. A mastite subclínica é a forma silenciosa da doença. Não há alterações visíveis no leite ou na vaca e o diagnóstico é realizado através de exames do leite. A forma clínica da doença, aquela em que os sinais da infecção são visíveis, é uma das grandes preocupações do produtor. Os prejuízos de um caso clínico de mastite já foram cuidadosamente calculados e apresentam sempre resultados preocupantes. As principais perdas se devem à expressiva redução na produção de leite, gastos com medicamentos e mão de obra, descarte de leite devido à presença de resíduos de antimicrobianos (antibióticos e quimioterápicos), descarte prematuro de vacas e até mesmo, devido à morte ocasionada por casos de mastite clínica aguda. Este artigo tem como objetivo trazer informações a respeito da mastite clínica, seu tratamento e controle.
Ano de publicação: 2010
Tipo de publicação: Folhetos
Unidade: Embrapa Gado de Leite
Palavras-chave: Mastite
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.