Avaliação de risco do agente causal da galha foliar em plantas ornamentais.
Avaliação de risco do agente causal da galha foliar em plantas ornamentais.
Autoria: MARTINS, O. M.; OLIVEIRA, M. R. V. de; FERREIRA, V. A.; OLIVEIRA, I. C. S. de
Resumo: Rhodococcus fascians, agente causal da galha foliar e de brotações desordenadas em inúmeras plantas ornamentais, é uma praga de importância econômica para inúmeros países exportadores de germoplasma para pesquisa ou flores para atender o comércio. Para o Brasil, é uma bactéria de relevância quarentenária sob controle oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e que apresenta risco potencial de ser introduzida durante importações de sementes, bulbos, rizomas e tubérculos de plantas ornamentais e não-ornamentais, mudas, flores de cortes frescas, incluindo, folhagens, folhas, ramos cortados frescos ou secos. Como demanda decorrente do aumento do intercâmbio e de importações de grande volume de plantas ornamentais, realizou-se uma Análise de Risco de Pragas (ARP) para as regiões produtoras, com o objetivo de atender projetos de pesquisa da Embrapa. O potencial de introdução e dispersão da bactéria foi avaliado por meio de uma escala semi-quantitativa, baseada nas Normas Internacionais de Medidas Fitossanitárias (NIMFs 2 e 11), considerando a entrada, as vias de ingresso, o círculo de hospedeiras, as condições climáticas, o estabelecimento, a sobrevivência e conseqüências econômicas e ambientais. A bactéria sobrevive como epífita e se multiplica no meristema apical das plantas, no solo ou em restos culturais infectados. A ARP indicou elevado potencial de risco de introdução e dispersão da bactéria epífita em bulbos, rizomas ou outras partes vegetais, bem como em fase de infecção latente ou com sintomas em grande volume de ornamentais importadas. A avaliação de risco geral foi alta, indicando que medidas fitossanitárias específicas são recomendadas. A inspeção no porto de entrada não é suficiente para oferecer a segurança necessária na prevenção ou contenção da praga em ornamentais. Estes dados indicam a necessidade de se elaborar um plano de contingência para fortalecer medidas de segurança necessárias para a erradicação e contenção, caso a praga seja introduzida.
Ano de publicação: 2009
Tipo de publicação: Resumo em anais e proceedings
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.