Efeito da aplicação via solo de extrato da alga ascophyllum nodosum em videira cultivada em solo contaminado por cobre.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: ALBARELLO, J. B.; MELO, G. W. B. de; ZALAMENA, J.; IWAMOTO, H.; MORAIS NETO. J. A.

Resumo: Em função do clima de algumas regiões produtoras de videira ser favorável ao ataque de fungos, o uso de fungicidas cúpricos é comum, sendo requerido até 24 pulverizações por safra, levando os teores de cobre no solo a níveis tóxicos às plantas (Shafer et al., 2003). Quando o cobre encontra-se em excesso nas plantas, causa problemas no metabolismo de carboidratos, nas reações da fotossíntese e na síntese de algumas proteínas, podendo inibir o crescimento das plantas (Marschner, 1995). Extratos de algas marinhas são utilizados como bioestimulantes em algumas culturas, por serem ricos em hormônios e outras substâncias orgânicas que agem como estimulantes de crescimento das plantas, mesmo em condições adversas (Wu et al., 1997). Neste trabalho objetivou-se verificar o efeito da aplicação via solo de diferentes doses do extrato de Ascophyllum nodosum em mudas de videiras cultivadas em solo contaminado por cobre

Ano de publicação: 2014

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Palavras-chave: Cobre, Fungicida, Fungo, Videira

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.