Avaliação do efeito de políticas públicas voltadas à dendeicultura por moradores de vilas rurais no Nordeste paraense.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: RIBEIRO, L. B.; MOTA, D. M. da; CARNEIRO, L.

Resumo: O objetivo do artigo é analisar as expectativas de residentes de vilas rurais quanto à dendeicultura no Nordeste Paraense, Amazônia brasileira, particularmente, sobre a noção de inclusão social veiculada por políticas públicas federais que visam a produção de agrocombustíveis. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento do tipo survey com atores-chave em 346 vilas em cujos arredores cultiva-se dendê entre 2015 e 2022. Uma tipologia foi considerada segundo a relação de moradores das vilas com a dendeicultura, com quatro tipos, quais sejam: i) vilas com assalariados na dendeicultura; ii) vilas com agricultores integrados à dendeicultura; iii) vilas com agricultores integrados e assalariados; e iv) vilas cujos moradores não têm relação direta com a dendeicultura. Considerando os tipos, levantamos e caracterizamos as vantagens e desvantagens que os moradores atribuem à dendeicultura e qualificamos também as percepções quanto a infraestruturas disponíveis. Os principais resultados mostram semelhanças e diferenças nas suas percepções independentemente das relações com a atividade. Para eles, a dendeicultura apresenta vantagens em relação à geração de emprego e renda e à melhoria de infraestruturas. As principais desvantagens são os problemas ambientais decorrentes da atividade, a perda de terras com a expansão de monocultivos, os riscos relativos à disponibilidade de alimentos e os desencontros entre as promessas e a realidade.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.