10/07/25 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Embrapa Mandioca e Fruticultura participa em Roraima de oficina sobre ações na TI Yanomami

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Mariana Alves

Mariana Alves -

De 8 a 11 de julho, acontece no Centro Cívico de Boa Vista (RR) a Oficina de Apresentação das Ações na Terra Indígena (TI) Yanomami. O pesquisador Alberto Vilarinhos representa a Embrapa no evento, organizado pela Força Tarefa Yanomami Ye’kwana, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), que reúne lideranças indígenas, representantes de associações Yanomami e Ye’kwana, órgãos do governo federal e do estado de Roraima, institutos e universidades para discutir os próximos passos de proteção e promoção de direitos na TI Yanomami.

A metodologia do encontro inclui apresentações temáticas com tradução simultânea, espaço para perguntas e escuta ativa das associações indígenas. Entre os temas em debate estão: proteção territorial, desintrusão, proteção social, saúde indígena, segurança alimentar, infraestrutura, educação e fortalecimento da governança com protagonismo indígena.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura participa como instituição coordenadora do Termo de Execução Descentralizada — TED Yanomami. O projeto foca na criação de melhores condições para a produção e acesso de materiais locais ou melhorados, livres de patógenos, de mandioca, banana e abacaxi. 

A programação da oficina conta com representantes da Funai, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Casa de Governo - Yanomami, Casa Civil, Ministério dos Povos Indígenas (MPI), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), Ministério da Educação (MEC), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami e Ye’kwana (DSEI-YY), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Federal de Roraima (IFRR), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Universidade de Brasília (UNB).

Alessandra Vale (Mtb-RJ 21.215)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: 75 33128160

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

yanomamiindigenas